quarta-feira, 20 de março de 2013

Amêndoas Enxovalhadas

A Páscoa já está aí à porta, e graças às amendoeiras do meu avô, amêndoas é coisa que por cá não falta. As amêndoas enxovalhadas (nome pouco simpático, acho eu) são um doce tradicional da região sul de Portugal.
Estas amêndoas irresistivelmente crocantes e deliciosas foram feitas pela minha avó, eu apenas fiquei a aprender.


Ingredientes:*
- 150g de amêndoas com pele
- 250g de açúcar
- 1dl de água
- 1 colher de chá de canela em pó
- óleo para untar

*A minha avó quadriplicou a receita para render mais.

Preparação:
  1. Levar ao lume as amêndoas, o açúcar e a água. Deixar ferver até a água evaporar e o açúcar envolver as amêndoas.
  2. Untar um tabuleiro com óleo. Transferir as amêndoas para o tabuleiro e envolvê-las na canela.
  3. Separar as amêndoas no tabuleiro e deixar arrefecer.

10 comentários:

  1. Que bela receita!! E pela avó... não há duvidas que ficam maravilhoso!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Pronto, lá vou eu roubar-te a receita! Sou uma confessa devoradora de amêndoas, e gosto especialmente das que têm na receita miminhos de avó :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. que maravilha... :) devem estar óptimas.. :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Gosto tanto e essas ficaram excelentes.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Essas amêndoas estão bem tentadoras, kiss

    ResponderEliminar
  6. Que giras...
    Nao conhecia
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia, mas parecem-se uma delicia.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Sou tão gulosa com amêmdoas! Que grande sorte o teu avô ter amendoeiras, além de lindas flores tens amêndoas!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!