quarta-feira, 4 de abril de 2012

Cupcakes de Baunilha

Já há algum tempo que tinha vontade de experimentar fazer cupcakes, e um lanche com amigas foi o pretexto perfeito para pôr as mãos na massa. A receita dizia que rendia 12 unidades, mas consegui fazer 20 cupcakes, dependendo do tamanho da forma usada. Para metade dos cupcakes fiz cobertura de baunilha, e para a outra metade fiz cobertura de limão.


12 unidades
Ingredientes:
- 200g de farinha
- 1 colher de fermento
- 1 colher de café de sal fino
- 190 g de açúcar
- 90g de manteiga sem sal (à temperatura ambiente)
- 1 ovo grande + 1 clara
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 125ml de leite

Numa tigela misturar a farinha peneirada com o fermento e o sal. Noutra tigela bater o açúcar com a manteiga até obter um creme fofo. Adicionar o ovo e a clara, um de cada vez, batendo bem entre cada adição. Acrescentar a baunilha, bater, e adicionar a farinha em 3 vezes, alternando com o leite, começando e acabando com a farinha, batendo sempre a baixa velocidade até misturar bem. Colocar as formas de papel dentro das formas de empada. Dispor a massa nas formas até 2/3 da altura. Ir ao forno a 180ºC durante +/- 20 min.

Cobertura de baunilha ou de limão:
- 220g de açúcar em pó
- 100g de manteiga (à temperatura ambiente)
- 1 colher de chá de essência de baunilha ou 1 colher de sopa de sumo de limão e 1/2 colher de chá de raspa de limão (conforme a cobertura escolhida)
- 2 colheres de sopa de natas
- corante alimentar

Bater bem a manteiga com a essência de baunilha ou com o sumo e a raspa de limão (conforme seja cobertura de baunilha ou de limão). Acrescentar aos poucos o açúcar e as natas. Colocar o corante a gosto. Colocar a mistura numa seringa ou saco de pasteleiro e decorar.

E, o meu preferido foi o cupcake com cobertura de baunilha.


Bon appétit

2 comentários:

  1. Epá.. já estou é a ficar com fome xD isso tem mesmo bom aspecto, e o sabor ainda deve ser melhor :P

    Bjs*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. podes passar cá por casa que ainda consegues experientar um cupcake :P

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!